Quando se fala no papel do educador nessa nova
era da tecnologia muitos questionamentos me passam pela cabeça: Como acompanhar
essa geração com milhares de ferramentas tecnológicas lançadas a cada dia? Como
ter a atenção desses alunos interativos? São esses alguns dos desafios que os
educadores tem que vencer a cada dia na sala de aula.
Vejo
que para tentar acompanhar esse processo tecnológico o educador precisa
orientar o estudante no seu processo de aprendizagem utilizando as ferramentas tecnológicas,
pois a orientação e tutoria nesse percurso de aprendizagem são elementos fundamentais
para direcionar o estudo dos alunos, uma vez que o professor deixa de ser
apenas um transmissor de conhecimentos, até porque tecnologia já faz isso, para
ser o orientador desse estudo.
As ferramentas
tecnológicas são um meio e não o foco do processo ensino-aprendizagem, devem
ser utilizadas para resolver problemas e desenvolver um trabalho colaborativo
não só no ambiente físico da sala de aula como também em ambientes virtuais de
aprendizagem, dessa forma essas ferramentas desenvolvem a proatividade dos
alunos para eles mesmos buscarem informações, sanarem as dúvidas e se tornarem
mais ativos, autônomos e responsáveis pela própria aprendizagem com o uso das ferramentas
tecnológicas, tendo o professor como um orientador de estudos onde vai indicar
sites confiáveis e direcionar os estudos de acordo com as especifidades que o
momento precisa.
O
educador precisa sempre está atualizado em relação a essas ferramentas tecnológicas
para assim ter uma maior interação com os alunos e criar metodologias
criativas. Essas ferramentas proporcionam uma ampliação das estratégias de
ensino-aprendizagem e com essa ampliação existe uma maior interação entre os
alunos, professores e instituições de ensino para desenvolvimento de projetos e
pesquisa, inclusive comunidades virtuais para complementar a aprendizagem.
Dessa
forma surge mais um desafio na prática docente: relacionar o presencial e o
virtual, saindo desse ponto o foco vai para a importância da afetividade nas
relações entre os sujeitos da aprendizagem nos ambientes virtuais. Essa interação
nos ambientes virtuais, que é uma das ferramentas tecnológicas, e a troca de experiências
que esse ambiente proporciona é de extrema importância para o relacionamento
humano e afetivo entre os sujeitos participantes do processo de aprendizagem,
onde trocam experiências, informações, dúvidas, curiosidades dentre tantas
outras coisas.
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