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sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A Tecnologia, o Professor e o Aluno




     Com toda essa evolução tecnológica não só aconteceram impactos na sociedade em seu modo de viver e de conviver, como também ocorreram grandes mudanças na educação.
         Na educação as mudanças aconteceram na forma de ensinar e aprender, provocando mudanças de paradigmas. E essas mudanças sempre irão acontecer, pois a tecnologia apresenta algo novo a cada minuto.
          Tendo em vista toda essa tecnologia as Instituição de Ensino e os professores precisam estar atentos as novidades sempre aproveitando a flexibilidade que as evoluções tecnológicas proporcionam para ampliar a aprendizagem e as formas de aprendizagem.
         O papel do professor se modificou, uma vez que ele deixa de ser a única fonte de conhecimento para se tornar um mediador do conhecimento, um orientador apontando o caminho da aprendizagem fazendo com que os alunos se tornem cada vez mais autônomos. Levando em consideração que ao ligar um computador o aluno tem acesso a inúmeras fontes de conhecimento, o professor deixa de ser o centro das atenções para que o aluno seja o foco no processo de aprendizagem.
        Dessa forma esse paradigma envolve a criação de novas formas de aprender e ensinar, novas estratégias de ensinar que podem usar de todas as facilidades e dinâmicas que as tecnologias oferecem.
         O aluno deve ser ativo para conseguir aproveitar todas as informações e conteúdos disponíveis, utilizando da orientação do professor o aluno deve selecioná-los de forma adequada e criar sentidos e significados coniventes. A autonomia do estudante passa a ser necessária para que ele possa percorrer pelo conhecimento e pela aprendizagem.

         Com os avanços tecnológicos e o seu uso em sala de aula o professor deixa de ser um transmissor de informações, isso os meios tecnológicos já fazem, para se tornar um mediador da aprendizagem onde vai ajudar os alunos a pesquisarem, analisarem e pensarem sobre as informações, vai ajudar a transformar o aluno em um pesquisador crítico. E o estudante deixa de ser apenas um repositório de informações, uma vez que interage com o conteúdo de forma crítica e consciente pois é um ser que pensa, sente e age buscando suas próprias respostas.

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