Cada
pessoa aprende de uma forma. Desde os primeiros anos na escola já se percebe
que cada aluno tem uma forma de aprendizagem, uns se identificam mais com a
linguagem, outros têm maior facilidade com matemática, outros com ciências sociais
e humanas e outros com ciências biológicas, alguns aprendem melhor de forma
visual outros com estímulos auditivos, dessa forma fica evidente eu cada um
aprende de uma maneira.
A forma que cada aluno aprende
envolve elementos cognitivos, hereditários, afetivos, físicos e ambientais que
influenciam no processamento da informação. As maneiras de aprendizagem se
relacionam a estratégias de processamento de informações para resolver os
problemas quanto a forma que os alunos reagem e interagem com as condições de
aprendizagem ofertadas.
Existem três domínios da
aprendizagem, de acordo com De Aquino (2007): Domínio Físico está relacionado com o físico. A pessoa que tem o estilo visual aprendem melhor lendo um
texto, por meio de uma apresentação de PowerPoint ou de vídeo. As pessoas com o
estilo auditivo tem maior facilidade de aprendem quando ouvem uma apresentação
oral. Aquelas com o estilo tátil-sinestésico aprendem melhor com a prática, ou
seja, executando uma atividade. Domínio
Cognitivo a pessoa com o estilo de aprendizagem cognitivo tem a facilidade
de aprender por meio de resoluções de problemas pois tem o seu processo de
aprendizagem focado no aspecto mental. Domínio
Emocional está relacionado com a forma em que a pessoas está se sentindo em
termos psicológicos e fisiológicos como motivação, estresse, dor, fome, fadiga
e etc.
De acordo com Howard Gardner existe a
Teoria das Inteligências Múltiplas onde as pessoas possuem habilidades
múltiplas uma para cada tipo de situação, possuem mais de uma inteligência
sendo todos interligados e interdependentes. Inteligência Verbal-Linguística
é a capacidade de manipular a linguagem de forma
efetiva para se expressar, seja oralmente ou por meio da escrita. Inteligência Lógico-Matemática é a capacidade de pensar de maneira lógica, identificar
padrões, aplicar o raciocínio lógico-dedutivo. Inteligência
Visual-Espacial é a capacidade de manipular e criar imagens mentais para
solucionar problemas. Inteligência Corporal-Sinestésica é a
capacidade de utilizar as capacidades mentais para coordenar os movimentos
corporais, seja para se expressar ou realizar determinadas atividades, como
encenações teatrais e dramatizações. Inteligência
Musical-Rítmica é a capacidade de reconhecer e compor tons e ritmos
musicais. Inteligência Intrapessoal é a capacidade de
conhecer a si mesmo, compreender os seus pensamentos e emoções. Inteligência Interpessoal é a capacidade de entender o outro, seus sentimentos e
intenções. Essa inteligência está relacionada à capacidade de se relacionar bem
com as pessoas. Inteligência Naturalista é a capacidade
de compreender a natureza, as plantas, animais, minerais e todo o meio ambiente
com seus múltiplos componentes. Inteligência Existencial engloba as
capacidades filosóficas, a capacidade de refletir sobre a própria existência no
mundo.
O
conhecimento dessas habilidades faz com que o processo de aprendizagem fique
mais personalizado ajudando o aluno a identificar qual é a melhor forma para
ele aprender. Dessa forma o professor pode construir atividades múltiplas que
atendam todas as inteligências e assim pode abordar todos os alunos e seus
estilos de aprendizagem.
Com o uso correto da tecnologia se
pode criar várias estratégias de ensino que abrangem os diferentes estilos de
aprendizagem. Atividades de pesquisa para apresentações, plataformas online,
sites de educação entre várias outras estratégias que utilizem tecnologia podem
ser usadas pelo professor para tornar o aluno mais autônomo tendo acesso a
diversos recursos (texto, vídeo, áudio, imagem etc) para definir qual é a
melhor forma de aprendizagem e atender o estilo de inteligência preferencial de
cada um.
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