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sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Formas de aprendizagem: cada um aprende de um jeito!

   

            Cada pessoa aprende de uma forma. Desde os primeiros anos na escola já se percebe que cada aluno tem uma forma de aprendizagem, uns se identificam mais com a linguagem, outros têm maior facilidade com matemática, outros com ciências sociais e humanas e outros com ciências biológicas, alguns aprendem melhor de forma visual outros com estímulos auditivos, dessa forma fica evidente eu cada um aprende de uma maneira.
            A forma que cada aluno aprende envolve elementos cognitivos, hereditários, afetivos, físicos e ambientais que influenciam no processamento da informação. As maneiras de aprendizagem se relacionam a estratégias de processamento de informações para resolver os problemas quanto a forma que os alunos reagem e interagem com as condições de aprendizagem ofertadas.
            Existem três domínios da aprendizagem, de acordo com De Aquino (2007): Domínio Físico está relacionado com o físico. A pessoa que     tem o estilo visual aprendem melhor lendo um texto, por meio de uma apresentação de PowerPoint ou de vídeo. As pessoas com o estilo auditivo tem maior facilidade de aprendem quando ouvem uma apresentação oral. Aquelas com o estilo tátil-sinestésico aprendem melhor com a prática, ou seja, executando uma atividade. Domínio Cognitivo a pessoa com o estilo de aprendizagem cognitivo tem a facilidade de aprender por meio de resoluções de problemas pois tem o seu processo de aprendizagem focado no aspecto mental. Domínio Emocional está relacionado com a forma em que a pessoas está se sentindo em termos psicológicos e fisiológicos como motivação, estresse, dor, fome, fadiga e etc.


De acordo com Howard Gardner existe a Teoria das Inteligências Múltiplas onde as pessoas possuem habilidades múltiplas uma para cada tipo de situação, possuem mais de uma inteligência sendo todos interligados e interdependentes. Inteligência Verbal-Linguística é a capacidade de manipular a linguagem de forma efetiva para se expressar, seja oralmente ou por meio da escrita. Inteligência Lógico-Matemática é a capacidade de pensar de maneira lógica, identificar padrões, aplicar o raciocínio lógico-dedutivo. Inteligência Visual-Espacial é a capacidade de manipular e criar imagens mentais para solucionar problemas. Inteligência Corporal-Sinestésica é a capacidade de utilizar as capacidades mentais para coordenar os movimentos corporais, seja para se expressar ou realizar determinadas atividades, como encenações teatrais e dramatizações. Inteligência Musical-Rítmica é a capacidade de reconhecer e compor tons e ritmos musicais. Inteligência Intrapessoal é a capacidade de conhecer a si mesmo, compreender os seus pensamentos e emoções. Inteligência Interpessoal é a capacidade de entender o outro, seus sentimentos e intenções. Essa inteligência está relacionada à capacidade de se relacionar bem com as pessoas. Inteligência Naturalista é a capacidade de compreender a natureza, as plantas, animais, minerais e todo o meio ambiente com seus múltiplos componentes. Inteligência Existencial engloba as capacidades filosóficas, a capacidade de refletir sobre a própria existência no mundo.
O conhecimento dessas habilidades faz com que o processo de aprendizagem fique mais personalizado ajudando o aluno a identificar qual é a melhor forma para ele aprender. Dessa forma o professor pode construir atividades múltiplas que atendam todas as inteligências e assim pode abordar todos os alunos e seus estilos de aprendizagem.
       Com o uso correto da tecnologia se pode criar várias estratégias de ensino que abrangem os diferentes estilos de aprendizagem. Atividades de pesquisa para apresentações, plataformas online, sites de educação entre várias outras estratégias que utilizem tecnologia podem ser usadas pelo professor para tornar o aluno mais autônomo tendo acesso a diversos recursos (texto, vídeo, áudio, imagem etc) para definir qual é a melhor forma de aprendizagem e atender o estilo de inteligência preferencial de cada um.




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