Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Redes Sociais e a Educação




           

     As redes sociais podem ampliar conceitos de temas controversos e aumentar a diversidade de visões sobre diferentes assuntos. O conhecimento construído por meio das redes sociais pode enriquecer a formação dos estudantes uma vez que eles tem acesso a experiências multiculturais de diferentes regiões e realidades. Nas redes cada um apresenta suas ideias que se socializam por meio de ferramentas de comunicação e interação.
      Existem inúmeras fontes de informações nas redes sociais, registro de inúmeros pontos de vista e contato com sociedades ricas em diversidade, diante de toda essa informação o pensamento crítico do aluno é estimulado.  
     Dentre as redes sociais o facebook é um fenômeno. É uma rede de relacionamento onde as pessoas identificam amigos e outras pessoas com interesses comuns para interagir e compartilhar informações em diferentes formatos de forma fácil e divertida. Existe também a possibilidade de curtir e acompanhar várias páginas que podem ser de entretenimento, informações jornalísticas, política, religião, curiosidades, educacional e etc. tanto brasileiras quanto internacionais, dessa forma o indivíduo tem acesso a informações em tempo real e sempre pode ficar antenado nas novidades, lembrando que é sempre bom verificar a veracidade da informação.
O facebook pode ser usado no ambiente educacional. Os recursos de compartilhamento de mensagens possibilitam que links para artigos, textos e materiais didáticos, publicados por estudantes e professor, sejam acessados pelos demais por meio do facebook, o que amplia as possibilidades de acesso e aprendizagem. As páginas do facebook permitem interações entre membros cadastrados e podem ser utilizadas para compartilhar artigos, vídeos, pesquisas, reportagens e outros documentos de interesse do grupo. Com a possibilidade de inclusão de comentários nas páginas, o espaço torna-se favorável à interação e aprendizagem cooperativa.
Outra ferramenta é o twitter que se baseia em comentários (tweets) curtos (no máximo 140 caracteres), rápidos, com atualizações constantes, que são exibidos em tempo real, o que exige do usuário uma capacidade de síntese considerável para expressar bem suas ideias. No contexto educacional, pode ser utilizado para a socialização de informações, pesquisas e referências bibliográficas. É possível, por exemplo, buscar especialistas em diversos assuntos e organizar listas por áreas de interesse.
Não podemos deixar de falar do Youtube um canal de vídeos que qualquer pessoa pode acessar e se for cadastrado no canal pode curtir e comentar os vídeos. No contexto educacional o professor pode criar um canal no youtube e postar vídeos sobre o conteúdo da aula e ao mesmo tempo indicar novos vídeos e links relacionados com o conteúdo. O aluno pode interagir fazendo comentários e tirando dúvidas.
Diante disso, no contexto atual, o professor precisa acompanhar a rapidez com que os alunos vivem, precisa falar a mesma língua dos alunos e tornar suas aulas mais atrativas e dinâmicas, para isso o uso das ferramentas tecnológicas, inclusive as redes sociais, é essencial para deixar o aluno atento. Pois, como todos nós já sabemos, o educador deixou de ser a única fonte de conhecimento para se tornar um mediador/orientador do conhecimento, sendo assim ele deve usar das ferramentas tecnológicas como um meio de estratégia de aprendizagem.


Curiosidades!


Esse vídeo é do canal Midtown Mídia Digital do youtube, ele fala sobre o crescimento e impacto das redes sociais no mundo e a rapidez com que as informações são transmitidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário